Aproveite mais seus mergulhos, com maior profundidade, melhor flutuabilidade e navegação. Mergulhos noturnos são imperdíveis. Vida diferente, cores fantásticas. E, claro, fotografe tudo...
VISÃO GERAL
Esse curso é para mergulhadores autônomos certificados. É o curso de certificação da educação continuada NAUI, um agradável programa designado para oferecer aos mergulhadores básicos experiência em uma variedade de atividades de mergulho diretamente em águas abertas. Os alunos graduados com sucesso estarão capacitados para mergulhar em águas abertas sem supervisão em atividades e locais similares aos do treinamento. Este curso é apropriado para mergulhadores que:
QUEM PODE ENSINAR
Qualquer instrutor NAUI com status ativo.
PRÉ-REQUISITOS PARA ENTRAR NO CURSO
Idade – Idade mínima de 15 anos para a certificação. Certificação Junior para faixa de 10 a 14 anos de idade. Ver “Regras que se Aplicam a Todos os Cursos Certificatórios da NAUI”, Idade, Certificação Junior.
Certificação de Mergulhador – Certificação de mergulhador autônomo por uma agência reconhecida pela NAUI. O instrutor deve atentar para se o candidato está habilmente pronto para o curso, se ele entende sobre os conceitos de mergulhar com segurança. O currículo e as habilidades de outros cursos da NAUI devem ser utilizados para melhorar e avaliar os conhecimentos e proficiência do candidato, se necessário.
Equipamento – Os mergulhadores devem ter equipamentos próprios, sendo responsáveis pela manutenção e demais cuidados. O instrutor deve inicialmente dar assistência aos alunos na checagem dos equipamentos para garantir se são adequados para as atividades e o bom funcionamento.
REGRAS DO CURSO
Razões – Seguir razão padrão. Ver “Regras que se Aplicam a Todos os Cursos Certificatórios da NAUI”. Quando houver mergulhos mais fundos que 24 m (80 pés) a razão máxima será de 4 alunos por instrutor. Se um ou mais assistentes forem usados, a razão máxima será de 8 alunos por instrutor.
Horas Acadêmicas – Estimativa de 6 (seis) horas. Incluindo sessão de inscrição e orientação do curso, discussões no ponto de mergulho e uma sessão final para prova escrita da matéria. As preleções dos mergulhos são longas se comparadas com as do curso básico e do máster porque devem abranger tópicos como busca e recuperação, pequeno salvamento, caça e coleta, etc.
Mergulhos em Águas Abertas – O número mínimo de mergulhos é 6 (seis). O limite é de 4 (quatro) mergulhos por dia. Se mais que 3 (três) mergulhos forem planejados em um único dia considerar os seguintes fatores do aluno: conforto físico e mental, motivação, prontidão para aprender e ser avaliado, nível de nitrogênio residual, nível de hidratação, e também condições do ambiente, planejamento do mergulho, ou seja, intervalos de superfície, voar ou ir para altitude após mergulho. No mínimo, 2 (dois) mergulhos devem ser mais fundos que 6 m (20 pés).
Mergulhos Profundos – Nenhum mergulho de treinamento pode ser mais fundo do que 40m. Nenhum mergulho pode ser descompressivo. Entretanto uma parada de descompressão simulada deve ser realizada para um mergulho não descompressivo. Qualquer tempo na parada descompressiva simulada deve ser computado no tempo real de mergulho se a profundidade da parada for mais funda que 7,6m (25 pés). O instrutor deve acompanhar os alunos no primeiro mergulho mais fundo que 18m (60 pés).
HABILIDADES REQUERIDAS
ATIVIDADES DO CURSO
São 3 (três) mergulhos obrigatórios que devem ser realizados separadamente.
Os outros 3 (três) mergulhos eletivos podem ser realizados em partes ou combinados para adequar às necessidades dos alunos. É requerido um total de 6 (seis) mergulhos separados.
Mergulhos Obrigatórios:
Mergulhos Eletivos:
PROCEDIMENTOS PARA OS MERGULHOS EM ÁGUAS ABERTAS
Pontos de Mergulho: Sempre que possível variar os pontos de mergulho. Os alunos devem estar aptos a planejar cada mergulho. Se não há um bomnúmero de pontos de mergulho, o instrutor deve criar tarefas variadas. As atividades devem ser registradas em livro.
Preleções:O instrutor conduzir as preleções e debriefing em conjunção com os mergulhos em águas abertas. Os alunos devem participar no planejamento efetivo dos mergulhos.
Conteúdo da Preleção: As habilidades e os conhecimentos fundamentais devem ser enfatizados na preleção. Temas que devem ser incluídos:
Condicionamento físico adequado, estresse, limitações individuais, fadiga, exposição e adaptação ao mergulho proposto.
Uso do lastro, compensação da flutuabilidade pela compressão da roupa de neoprene, relação entre respiração e controle da flutuabilidade, também influenciando no controle da descida e subida.
Planejamento do mergulho, preparação e cuidados com o equipamento, sistema de duplas. Cada dupla deve ter um líder para cada mergulho, revezando a liderança.
Comunicação, uso dos instrumentos, navegação.
Aspectos ambientais e procedimentos para um mergulho de mínimo impacto ao ambiente.
Resgate, assistências, sistema de emergência e revisão pós-mergulho de ações e práticas realizadas.
REQUERIMENTOS ACADÊMICOS
Todo conteúdo deve ser dirigido para a segurança do mergulho, sem deixar de comentar no prazer de cada tipo de mergulho.
AVALIAÇÕES
Ver “Regras que se Aplicam a Todos os Cursos Certificatórios da NAUI: Avaliação e Documentação”
HABILIDADES FÍSICAS EXIGIDAS
Estas avaliações de águas confinadas estão divididas em habilidades e exercícios físicos: